Os mitos da reforma da previdência

A Previdência é cara. O que chamamos de previdência é muito mais do que aposentaoria. Pode ser visto na verdade como um conjunto de seguros que protegem os trabalhadores contra eventos que, ainda que temporários, podem provocar uma perda salarial. Estão aí inclusos auxílio-doença, a licença-maternidade, auxílio-acidente e pensão por morte. Essa rede de proteção…

Details

Economia é mais do que taxa de juros

O “problema” de ter macroeconomistas “tocando”, quase que exclusivamente, o debate econômico é que as recomendações de política econômica vão quase sempre passar pelas “grandes” variáveis — taxa de juro, crédito e câmbio. Não há nada de “errado”, em si, com isso e é natural que os macroeconomistas dominem mesmo o debate. Mas seria interessante…

Details

Precisamos de previdência estatal?

A previdência social no Brasil é um desastre atuarial — os benefícios esperados não “casam” com as contribuições recebidas, fazendo o negócio rodar de forma sistematicamente deficitária. Precisa urgentemente de reforma. Infelizmente a proposta em discussão no Congresso não contempla a mudança mais importante: o fim da compulsoriedade da contribuição para o esquema de previdência…

Details