Economia é mais do que taxa de juros

O “problema” de ter macroeconomistas “tocando”, quase que exclusivamente, o debate econômico é que as recomendações de política econômica vão quase sempre passar pelas “grandes” variáveis — taxa de juro, crédito e câmbio. Não há nada de “errado”, em si, com isso e é natural que os macroeconomistas dominem mesmo o debate. Mas seria interessante…

Details

Precisamos de previdência estatal?

A previdência social no Brasil é um desastre atuarial — os benefícios esperados não “casam” com as contribuições recebidas, fazendo o negócio rodar de forma sistematicamente deficitária. Precisa urgentemente de reforma. Infelizmente a proposta em discussão no Congresso não contempla a mudança mais importante: o fim da compulsoriedade da contribuição para o esquema de previdência…

Details

Produzindo sob pressão olímpica: A torcida ajuda ou atrapalha?

As Olimpíadas acabaram. E entre os vários tópicos que ocuparam resenhas e colunas de jornal sobre o que estava ocorrendo ao longo do evento, houve particular destaque para a questão do comportamento da torcida brasileira. Houve reclamação de atletas e jornalistas de outros países, incomodados com as vaias e com o tipo de manifestação que…

Details