“Bolonomics” e as 10 falhas de raciocínio econômico que cometemos

10 FALHAS DE RACIOCÍNIO ECONÔMICO 1. O progresso tecnológico é ruim porque torna certos postos de trabalho obsoletos e causa desemprego. Falha: não considerar (1) resposta a incentivos (as pessoas procurarão novas atividades), (2) ganhos intertemporais de renda (feita a transição, teremos custos menores de produção e novas fontes de renda) e (3) que não…

Details

Reforma trabalhista é tímida mas pode ajudar a reduzir informalidade

Muitos que defendem a (tímida) reforma trabalhista, o fazem porque sabem do quão custosa e prejudicial nossa antiquada legislação trabalhista tem sido.   É ela — com sua rigidez regulatória — que também condena milhares de pessoas a trabalhar em condições informais sem qualquer tipo de proteção. Veja no gráfico abaixo, a relação entre (uma…

Details

A corrupção é cultural?

Algumas sociedades são mais corruptas do que outras. Bem mais. O mapa abaixo mostra a distribuição espacial entre países de uma medida de corrupção no setor público. A medida mostrada no mapa é o Índice de Percepção de Corrupção computado anualmente pela Transparência Internacional – uma organização da sociedade civil, baseada em Berlim e fundada nos…

Details

Linguagem como tecnologia: preservar línguas?

Como economista tenho enorme dificuldade para entender essa preocupação de alguns com o desaparecimento de línguas (exceto daqueles que vivem de arqueologia linguística) e, portanto, a necessidade de “preservação” das mesmas. A língua materna é acidente geográfico, uma escolha que não fazemos. Tampouco é algo que parece ter alguma influência significativa na nossa personalidade —…

Details