Perguntas Frequentes

Como é que surgiu esse blog?

O blog começou como uma espécie de “spin-off” do blog “AC3L” ou “A Consciência de 3 Liberais”. O AC3L foi criado em 2012 pelos professores Carlos Eduardo Soares Gonçalves e Fábio Kanczuk, junto com outro economista, o Celso Toledo, e tratava mais de conjuntura. Um belo dia, os autores resolveram convidar outros economistas da FEA para engrossar a lista e decidiram montar outro blog, o “Economista X”.

Hoje o blog tem um escopo mais amplo, funcionando como uma espécie de plataforma para escritos dos mais variados assuntos ligados à econoia.

Qual é o propósito do blog?

O blog tem três propósitos.

Primeiro: mostrar o amplo escopo de aplicação do ferramental econômico para tratar de temas cotidianos.

Economia ainda está bastante associada a um punhado de temas macroeconômicos (inflação, juros, PIB, bolsa de valores…). Isso não reflete a riqueza da disciplina, que se expandiu enormemente ao longo dos últimos 30 anos e hoje, além dos temas tradicionais (desenvolvimento, crescimento, política econômica etc) , trata virtualmente de qualquer tópico envolvendo comportamento humano  —  de corrupção e governança política, passando por divisão de trabalho nas famílias e educação, até  felicidade e auto-controle (para nomear apenas alguns poucos).

Segundo: divulgar o que há de mais recente sendo feito na fronteira da disciplina.

Como pesquisadores acompanhamos as principais revistas de economia ao redor do mundo, para ficar por dentro do que está sendo desenvolvido na ciência econômica. Só que muitas vezes esses artigos estão em uma linguagem pouco acessível para o público em geral. Dessa forma, o blog tem como objetivo tratar desses temas com uma linguagem mais descontraída e clara, traduzindo o economês, e trazendo aplicações para o que está sendo desenvolvido na fronteira da economia.

Terceiro: oferecer uma análise mais elaborada (técnica e baseada em dados) de temas correntes sendo discutidos na imprensa.

A economia está presente em toda parte e consequentemente é amplamente discutida nos jornais e veículos de imprensa em geral. No entanto, muitas vezes os temas referentes a economia são tratados com superficialidade e pouca análise técnica. Portanto, vamos procurar o que está sendo discutido na imprensa e tratá-los com um olhar de economista, procurando fazer uma análise mais aprofundada baseada em dados e teoria econômica.

Sem enrolação, quem é o Economista X?

Professor de Economia com carreira consolidada, que dá aulas no exterior, só escreve em inglês e gosta do debate livre e sem restrições. Busca que a sociedade não fique desprotegida, perseguindo os vilões da economia e suas idéias estapafúrdias, sejam eles heterodoxos ou ortodoxos.

Por que vocês escrevem coisas em inglês?

Trabalhamos em inglês durante todo o dia, as principais revistas acadêmicas, livros e discussões de economia em geral são feitas em inglês. Por esse motivo, muitas vezes essa língua soa mais natural para tratar de alguns temas. Mas não é nosso objetivo excluir pessoas que não são fluentes na língua do blog e acreditamos que lendo alguns textos em inglês pode até ajudar a aprender novos palavras e expressões.

Esse é um blog da USP?

Não. Apesar da maioria dos colaboradores do blog serem professores da FEA-USP, temos alguns colaboradores que não estão vinculados a essa instituição. Além disso, é importante ressaltar que o aquilo que está publicado no blog representa a opinião apenas do autor que o publicou não representando a opinião de nenhuma instituição.

Como a gente entra em contato com vocês?

Existem quatro maneiras de entrar em contato conosco:

1. Através da nossa fan-page;

2. Através da nossa página do facebook;

3. Enviando um e-mail para: economistax@gmail.com;

4. Entrando no link contato;

Queria fazer parte do time de colaboradores do blog. Como faço?

Envie um e-mail com um exame sanguíneo completo, RG, CPF, antecedentes criminais, árvore genealógica, CV e qualquer outra informação que você ache relevante. Brincadeira! Basta enviar um e-mail explicando sobre o que você quer falar e nos convencendo do porquê você deveria ser um colaborador do blog.

Qual que é o propósito desse blog hein?

O propósito do blog é tratar de temas relacionados com economia de uma maneira irreverente e acessível para o público em geral. Trazendo mais informações e discussões sobre temas do dia-a-dia.

Ainda tem dúvidas?

Pergunte ao X

 

Qualquer outra questão que ainda não solucionamos não exite em deixar uma mensagem.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem